Free Owl 3 Cursors at www.totallyfreecursors.com

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Coruja-do-Mato

Coruja-do-mato

A Coruja-do-mato é uma ave strigiforme da família Strigidae. Também conhecida como coruja-de-bigodes e mocho-carijó.

Características

Tem entre 28 e 38cm de comprimento, e pode pesar até 320g. Possui plumagem estriada nas partes inferiores e não tem orelhas (tufos).

coruja-do-mato adulto

Alimentação

A alimentação é variada, composta de insetos maiores, como besouros e gafanhotos, a pequenos mamíferos, morcegos, pequenos répteis, incluindo cobras venenosas, e também anfíbios. Sua visão aguçada, com olhos voltados para frente, e a capacidade de girar a cabeça em um ângulo de até 270°, a torna uma caçadora implacável. As corujas, notadamente uma espécie tão comum quanto a coruja-do-mato, desempenham juntamente com outros predadores a importante função de manter as populações de suas presas sob controle. Com relação às populações urbanas de corujas, sua atividade de caça é diretamente benéfica para as pessoas, ajudando a controlar as populações de insetos e ratos. O fato de caçarem à noite, possibilita, por exemplo, consumirem cobras venenosas como jararacas e cascavéis.

coruja-do-mato se alimentando

Reprodução

Os ninhos são feitos geralmente em ocos de árvores vivas ou em palmeiras, podendo ocupar também ninhos abandonados de outras aves, onde põe 1 ou 2 ovos.

Hábitos

A grande variedade de habitats que consegue ocupar explica a ampla distribuição da espécie, que vive desde as florestas altas e fechadas até as áreas abertas com árvores esparsas, bem como em plantações de cacau e café, e mesmo dentro de cidades.

Distribuição Geográfica

Ocorre da Venezuela à Bolívia e Argentina, bem como no Brasil, sendo mais comum na região da Amazônia e estando ausente em grande parte do Nordeste.

  Ocorrências registradas no WikiAves

Subespécies

  • Strix virgata superciliaris - ocorre na Amazônia
  • Strix virgata borreliana - sul da Bahia ao Rio Grande do Sul

Acesse esse Site e ousa o som que ela transmiti

http://www.wikiaves.com.br/118867&tm=s&t=s&s=10524


Nenhum comentário:

Postar um comentário